20 de Agosto, 2018

MONCHIQUE 2018

[bt_bb_section layout=”boxed_1200″ lazy_load=”yes” show_video_on_mobile=””][bt_bb_row][bt_bb_column order=”0″ lazy_load=”yes” width=”1/1″ width_lg=”1/1″ width_md=”1/1″ width_sm=”1/1″ width_xs=”1/1″][bt_bb_headline font_subset=”latin,latin-ext” superheadline=”” headline=”MONCHIQUE” subheadline=”” html_tag=”h1″ size=”inherit%$%%$%%$%%$%” align=”inherit%$%%$%%$%%$%” dash=”none” color_scheme=”” color=”” supertitle_position=”” font=”inherit” font_size=”” font_weight=”” url=”” target=”_self” responsive=”” publish_datetime=”” expiry_datetime=”” el_id=”” el_class=”” el_style=””][/bt_bb_headline][bt_bb_separator top_spacing=”small” bottom_spacing=”small” border_style=”none” border_width=”” responsive=”” publish_datetime=”” expiry_datetime=”” el_id=”” el_class=”” el_style=””][/bt_bb_separator][bt_bb_text]

A 3 de Agosto de 2018 iniciou-se o que ficou apelidado como o “incêndio de Monchique”. Foram mais de 27 mil hectares de área ardida mas também a génese da união entre voluntários que origina a VOST Portugal.

Esta geração ficará marcada com os incêndios de 2017. Especialmente quem vive na zona centro do país, a principal afetada com os dois grande incêndios, o de “Pedrogão” e o dia negro de 15 de Outubro. Mas em 2018, Monchique, pelo seu tamanho e impacto e, provavelmente, a lembrança do ano anterior, marcou profundamente algumas pessoas.

Poderíamos dizer que tudo começou por um hashtag. #Monchique . A consciência que tudo estava por fazer neste domínio começa com os incêndios de 15-Outubro. Mas no ano seguinte, 2018, algumas pessoas, que nem sequer se seguiam na rede social Twitter, estavam a seguir os incêndios em #Monchique, e a disseminar a informação que iam recolhendo quer nas redes sociais, órgãos de comunicação social (OCS), e no terreno através dos contactos que tinham. Cedo perceberam que pessoas a compilar, validar, e transmitir informação tinham mais capacidade do que cada uma individualmente, e de uma maneira orgânica nasceu a base do que é hoje a VOST Portugal.

Nessa altura, com o Algarve cheio de pessoas, muitas eram as mensagens de pessoas que queriam saber se o fogo tinha chegado à localidade X, se ia chegar à localidade Y, se era possível saber que estradas estavam cortadas, se era necessária ajuda, se era seguro ir do ponto A ao ponto B. Este grupo de pessoas a todos tentaram responder, procurando a informação, usando os seus contactos pessoais com as autoridades no terreno, grupos de Facebook, fóruns específicos na Internet, usando afinal a rede de boa vontade que existe sempre que existem desastres de grandes dimensões.

Surge assim a  semente da VOST Portugal.

[/bt_bb_text][/bt_bb_column][/bt_bb_row][/bt_bb_section]

Partilhar este artigo

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp
Threads