15 de Maio, 2022

Fátima 2022

No âmbito do protocolo de cooperação estabelecido entre a VOST Portugal e a ANEPC, a VOST Portugal esteve presente na peregrinação a Fátima no dia 13 de Maio de 2022. 

A ideia inicial, seria testar num cenário real a plataforma de gestão para eventos de grande dimensão (CONFIRM), desenvolvida pela VOST Portugal,   bem como centralizar, numa única plataforma, a informação recolhida pelas várias entidades, à semelhança do que a VOST Portugal tem feito em eventos como o Rally de Portugal ou Baja de Portalegre, onde já existe uma metodologia que envolve a direcção de segurança das provas, a Protecção Civil, GNR, e INEM. 

Desta ideia inicial, e com a introdução no grupo de trabalho operacional da Comissão de Apoio ao Peregrino a Pé do Movimento Mensagem de Fátima, o projecto sofreu uma evolução, tendo sido criado um sistema de acompanhamento dos grupos de peregrinos, em canal próprio, a criação da figura dos “peregrinos digitais” para obtenção de informação em tempo real sobre estes grupos, e um mapa público de apoio dos postos de acolhimento registados. 

Apesar da comunicação desta iniciativa, ao público alvo, ter sido tardia e se tratar de um público alvo que não é nativo digital, os resultados foram bastante positivos.

Grupos

Peregrinos

Grupos Acompanhados
0
Total de Peregrinos
0

No total foram acompanhados 64 grupos de peregrinos, num total de 1634 pessoas. O canal próprio criado para os peregrinos digitais, foi um espaço de encontro, diálogo, e ajuda, numa prova de que quando existe um valor acrescentado para o utilizador, o mesmo não tem problemas de adaptação a uma nova tecnologia. 

"O meu obrigada as pessoas que nos acolheram foi muito importante para nos as très, eu a dona Gloria que fara os seus 80 anos no dia 13 é a sua irma de 70 que veio a Pao e agua. Chegamos hoje ao santuario pelas 11h"
Peregrina a Fátima

Utilização da plataforma CONFIRM

A operacionalização da plataforma CONFIRM foi testada em cenário real, tendo sido reconhecido o potencial da mesma para eventos deste tipo.

A plataforma vai também ser melhorada, contando com o feedback recebido, para que cada vez mais seja uma ferramenta de referência. 

Partilhar este artigo

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp
Threads