9 de Maio, 2024

Rádio Renascença – Milhares a caminho para primeira peregrinação aniversária do ano a Fátima

Milhares de peregrinos a pé estão já a dirigir-se para Fátima, onde nos dias 12 e 13 o arcebispo de Barcelona, Juan José Omella, preside às cerimónias da primeira peregrinação aniversária de 2024 à Cova da Iria.

Esta é a primeira vez que Omella preside a uma peregrinação internacional aniversária ao Santuário de Fátima, com o bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, a justificar, em declarações à Fátima Missionária, o convite ao cardeal espanhol, afirmando que “Fátima não é simplesmente Portugal”.

“Tem uma dimensão internacional, e é bom que no santuário também se sinta essa internacionalidade, não só nos rostos das pessoas que chegam, mas também nas línguas que se escutam e na sensibilidade de quem dirige a palavra” aos fiéis, acrescentou, não esquecendo que é de Espanha que chegam, anualmente, uns dos maiores contingentes de peregrinos estrangeiros.

Para o apoio aos peregrinos, que se esperam em grande número tendo em conta as condições atmosféricas previstas para os próximos dias, a Comissão de Apoio ao Peregrino a Pé desenvolveu, com o seu parceiro tecnológico VOST Portugal, uma plataforma que visa aumentar a segurança de quem faz a pé o caminho até ao santuário.

A plataforma, disponível através do link https://mensagemdefatima.vost.pt/, apela a que os guias e responsáveis de grupos de peregrinos se registem-se e insiram todas as informações relativas à peregrinação, nomeadamente horários de saída, chegada e pernoitas.

Segundo informação disponibilizada pelo Santuário de Fátima, o objetivo é o de que GNR, Proteção Civil e demais entidades de segurança e de apoio ao peregrino na estrada tenham acesso imediato à informação e possam monitorizar e acompanhar as peregrinações, ajudando sempre que necessário”.

A Comissão de Apoio ao Peregrino a Pé é coordenada pelo Movimento da Mensagem de Fátima e integra as seguintes entidades: Santuário de Fátima, Ordem Soberana e Militar de Malta, Servitas de Nossa Senhora de Fátima, Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Caminhos de Fátima, GNR, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, VOST Portugal, IP — Infraestruturas de Portugal e Corpo Nacional de Escutas.

Partilhar este artigo

Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram
WhatsApp
Threads